Nossos Doces

Camafeu Ágatha


O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas. Os camafeus, produzidos a partir da ágata, do ônix, da sardônica, etc, continham imagens de deuses, deusas, cenas mitólogicas e figuras femininas. As jovens mulheres do período Helenístico usavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor.

A origem deste doce é portuguesa, tradicional da ilha Terceira, um doce pequeno feto a partir de calda de açúcar, nozes raladas e ovos, engrossado ao fogo para ser posteriormente moldado no tamanho de uma noz, coberto com glacê e enfeitado com a metade deste fruto.
Mas como dissemos antes e agora reafirmo o futuro já começou, e por isso trazemos uma releitura do camafeu, resgatando o desenho original com uma versão de chocolate recheada com uma saborosa trufa de Nozes



Dois Amores 


Após fazer algumas buscas na internet...Sem sucesso, não tenho como dizer onde e quando surgiu esse doce, chamado dois amores, o que eu entendi nessa busca é que esse simboliza o amor proibido, bem como nas peças de Shakespeare, onde esse conta com um acervo de amores proibidos, amores regidos pelos céus, que não poderiam ficar juntos talvez daí esse saboroso doce feito a base de chocolate branco e ao leite tenha nascido... Como seria possivel juntar esses dois sem mancha-los? até que um dia alguém muito sábio(a) conseguiu e aqui ele está. Tradicionalmente o dois amores é feito a partir de dois brigadeiros sólidos sendo unidos delicadamente, em nossa releitura temos os dois juntos em brigadeiros cremosos e para dar um charme e mostrar que as estrelas conspiram a favor temos confeitos de estrelas por cima deles uma verdadeira preciosidade para paladares de amantes de chocolate!


Olho de Sogra

O olho de sogra é mais uma especialidade de nossa confeitaria, como ele poderia faltar? Esse doce de origem portuguesa é, um dos mais apreciados hoje no Brasil, é engraçado como os doces aqui não tem uma história, um inicio... Simplesmente nascem, nascem de idéias e ou acidentes, dizem que o olho de sogra originou-se por um erro na receita de beijinho, em conversas com algumas doceiras já aposentadas, ouvi algumas das mais deliciosas histórias, e essa que ireiei compartilhar agora com vocês é uma que eu saboreio rsrsr.
"Havia uma mulher casada há pouco tempo e como de costume a sogra ia até a casa da nora ou vice e versa para que a nora aprendesse a cozinhar, ter a mesma mão que a mãe dele, afinal tempero de mãe só tem um, ao passar de alguns meses teria a festa de aniversário do marido, a sogra então pertubando a nora a fez errar a receita misturando por acidente ameixas ao doce de coco, para não estranharem o gosto a nora colocou pedaços de ameixa para enfeitar o novo doce e quando questionada sobre tal maravilha de doce ela disse "- Esse doce foi feito pelo olho de minha sogra", daí o nome e uma possivel origem.
E mesmo que nós gostemos de fazer releituras esse doce clássico, é tão perfeito que até hoje seguimos sua receita ao pé... Ou melhor ao olho da sogra rsrsr .


Pão de Mel
 
Pão de mel é um doce de origem européia, surgiu quando os europeus descobriram que o pão de especiarias poderia ser coberto com chocolate derretido para prolongar o seu sabor e umidade. Esse doce de certa forma antigo, até já virou letra de musica e teve suas variações na culinária sendo hoje apreciado por todos (claro quando bem feito!) confesso que até ano passado não suportava esse nome, calma tenho uma explicação, o pão de mel em sua origem é um pão de especiarias a cobertura dele é somente para mante-lo umido, quando criança comia o pão de mel industrializado, que em suma são secos e sem graça, ano passado fomos agraciados pelo desafio de criar uma doce lembrança para um evento uma que não fosse chamada de Bem... Não conhecem? os famosos Bem... casados, vividos, nascidos... e por aí em diante, nós decidimos (eu a contra gosto) ofertar o pão de mel, pesquisamos receitas e experimentamos todas, nunca mais quis parar de fazer esse delicioso doce, percebi que o pão de mel era algo tão saborosamente delicioso que me arrependi de ter por anos recusado-me a prova-lo.
Nosso mini pão de mel vem de muito, muito tempo atrás, resgatamos uma receita de minha tataravó que foi adaptada por minha bisa e seguida por anos por minha avó... Minha mãe fazia doce de abóbora rsrsr.
Hoje nós o fazemos com recheio trufado ou com doce de leite e mais uma vez afirmo é verdadeiramente delicioso. 

       Tacinhas Trufadas

Um doce relativamente novo, mas sempre me perguntei o que era a trufa há alguns anos atrás assistindo um filme cujo titulo em português é: Sem Reservas descobri que a trufa é um cogumelo. Sim um fungo, mas porque um doce saboroso desses é chamado de trufa? Meu sócio pacientemente me explicou que a Trufa de chocolate é um tipo de doce feito com chocolate, onde é colocado um recheio feito geralmente de Chocolate e creme de leite , junto com mais algum recheio, como noz ou gotas de licor, ou então apenas o recheio de chocolate puro. É coberto por chocolate e envolta no cacau em pó.
Minha duvida estava sanada, mas mesmo assim martelamos uma nova característica para esse doce fizemos pesquisas e delas surgiram muitas idéias e a que mais nos cativou foi a tacinha trufada que ganhou algumas outras versões no inicio só para distinguir umas das outras. Essas doçuras que estão na foto ao lado são personalizadas como o cliente quer e sempre fazem sucesso além de serem saborosas são lindas não acham?